Weby shortcut
Youtubeplay

Área de concentração e Linhas de pesquisa

Atualizado em 04/01/19 15:22.

 

A área de concentração "Gestão Estratégica e Operacional da Produção" apresenta-se com a visão de unir as competências em Estratégia e Efetividade Operacional, bem próprias da Engenharia de Produção. Nesta área, estuda-se, por um lado, como as organizações definem e implementam suas estratégias de negócio de modo a aumentar sua competitividade, independentemente de ser uma entidade privada ou pública, de serviços ou indústria. Por outro lado, investigam-se também os aspectos relativos a eficiência dos processos organizacionais que contribuem para que essas organizações consigam atingir níveis elevados de eficácia das estratégias implementadas. De fato, estratégia eficaz e efetividade operacional ditam a sustentabilidade e perpetuidade das organizações.

O Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UFG busca refinar a conceituação desta área de concentração com o intuito de promover os conceitos mais modernos e as tecnologias mais avançadas e, ainda, conduzir os egressos a aplicar as soluções tecnológicas e de gestão que melhor atendam as demandas das organizações na busca da competitividade. Assim, no intuito de complementar o conjunto de conhecimentos necessários, é importante promover uma relação estreita com as áreas afins à Engenharia de Produção, tais como: Ciências da Computação, Matemática, Física, Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Administração e Economia, outras.

No contexto indicado, a área de concentração "Gestão Estratégica e Operacional da Produção" compreende duas linhas de pesquisa:
 
Linha de pesquisa "Gerenciamento de Sistemas Produtivos":
A Linha de Pesquisa “Gerenciamento de Sistemas Produtivos” (GSP) visa o desenvolvimentos de aplicações tecnológicas e de gestão para resolver problemas identificados nas organizações. Objetiva também explorar o conceito de Sistemas de Produção, identificando, descrevendo, explorando e desenvolvendo soluções eficazes e melhorias significativas nos ambientes corporativos.
As operações de manufatura e logística, bem como de gestão de serviços, compreendem funções de projeto, modelagem e simulação, suprimentos, gestão de estoques, fabricação, controle de qualidade, manutenção, armazenagem e expedição, assistência técnica, logística reversa, entre outras. Assim, o planejamento, a execução e controle dos fluxos operacionais e seus processos intrínsecos requerem métodos adequados para alcançar o melhor desempenho da produção, incluindo ferramentas matemáticas como a Pesquisa Operacional, a otimização, entre outros.
A integração das cadeias produtivas e de suprimentos constitui-se, cada vez mais, em um objetivo que exige novas abordagens de processos e de racionalização de recursos. Neste sentido, as redes industriais de comunicação, a automação e controle de linhas de produção e sistemas inteligentes, a manufatura por impressão 3D, novos modelos de negócios baseados no comércio eletrônico, projeto integrado do produto, e outras tendências, aumentarão a complexidade dos ambientes de manufatura e logística e, portanto, gerenciar sistemas produtivos tornar-se-á uma competência essencial para as organizações que querem melhorar seu desempenho, inovar e competir.

Docentes da linha:

  • Prof. Dr. Hélio Yochihiro Fuchigami
  • Prof. Dr. Júlio Cesar Valandro Soares
  • Prof. Dr. Maico Roris Severino
  • Prof. Dr. Marcelo Nunes Fonseca
  • Prof. Dr. Roberto da Piedade Francisco

 

Linha de pesquisa "Tecnologias em Processos e Produtos":

A Linha de Pesquisa “Tecnologias em Processos e Produtos” (TPP) tem o viés tecnológico, com o interesse voltado para temas multidisciplinares de diversas engenharias aplicados no âmbito da melhoria de processos e produtos em sistemas de produção. A metodologia visa a utilização de técnicas de monitoramento e análise de parâmetros em busca de soluções otimizadas e viáveis economicamente para o setor produtivo, nas mais diversificadas áreas da tecnologia. 
As principais linhas de pesquisa propostas são a de energia renováveis (processos de fabricação de painéis fotovoltaicos, sistemas híbridos de geração de energia, armazenamento de energia fotovoltaica e tarifação), Indústria 4.0 (automação industrial, controle, robótica e estruturas inteligentes), materiais e processos de fabricação (abarcando desde a extração mineral até a destinação final do produto) e áreas relacionadas à melhoria de máquinas e ferramentas dos sistemas de produção.
Docentes da linha:
  • Prof. Dr. André Contin
  • Prof. Dr. Diogo de Souza Rabelo
  • Prof. Dr. Fernando Nunes Belchior
  • Prof. Dr. Jonas Bertholdi
  • Prof. Dr. José de Araújo Nogueira Neto
  • Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá