Rede Elétrica + Sistema Fotovoltaico off

Pesquisa aponta soluções para reduzir prejuízos devido a quedas de energia utilizando baterias e energia solar

Em um estudo de mestrado realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG), o engenheiro eletricista Fernando Carvalho Assunção da Silva, orientado pelos professores Fernando Nunes Belchior e Marcelo Nunes Fonseca, investigou soluções para evitar prejuízos decorrentes de quedas de energia em uma fazenda de laticínios na cidade de Cezarina, estado de Goiás.

A pesquisa concluiu que a implementação de usinas solares fotovoltaicas juntamente com baterias para armazenamento de energia se mostra uma solução eficaz e financeiramente viável para manter o fornecimento de energia na fazenda, mesmo durante interrupções na rede elétrica.

Nos noticiários recentes, observamos crescentes problemas associados à falta de energia elétrica, afetando particularmente as áreas rurais. Interrupções frequentes têm resultado em prejuízos financeiros significativos, incluindo a paralisação de máquinas, perda de alimentos armazenados em refrigeradores e até a morte de animais em locais onde a temperatura precisa ser controlada, como fazendas de leite, frigoríficos e granjas.

A pesquisa analisou o funcionamento dos dispositivos elétricos da propriedade e projetou três abordagens para a geração de energia alternativa:

1. Utilização exclusiva da eletricidade da EQUATORIAL-GO juntamente com um gerador a diesel.
  2. Combinação da eletricidade da EQUATORIAL-GO juntamente com módulos solares e um gerador a diesel.
  3. Adoção da eletricidade da EQUATORIAL-GO juntamente com módulos solares e baterias.

Essa análise detalhada buscou compreender os custos e o funcionamento de cada opção ao longo de um período de 30 anos. Após avaliação minuciosa, constatou-se que todas as três opções são viáveis para a propriedade, no entanto, a última alternativa, que inclui módulos solares e baterias, destacou-se como a opção mais econômica a longo prazo.

Rede Elétrica + Gerador a Diesel

Rede Elétrica + Sistema Fotovoltaico off-grid (Módulos Solares)
Rede Elétrica + Sistema Fotovoltaico off-grid (Módulos Solares) + Gerador a Diesel

Rede Elétrica + Sistema Fotovoltaico off

Rede Elétrica + Sistema Fotovoltaico off-grid (Módulos Solares) + Baterias

Embora a instalação inicial envolva um investimento considerável de R$106.578,00, essa opção oferece um custo de energia reduzido, apenas R$0,330 por kWh. O investimento inicial será recuperado em um curto período de 3,27 anos, aliviando consideravelmente a pressão financeira e os prejuízos associados a quedas de energia na propriedade.

Essa pesquisa assume uma importância relevante, particularmente no cenário do estado de Goiás, que enfrenta frequentes interrupções de energia tanto em zonas urbanas quanto rurais. A utilização de fontes alternativas de geração de energia apresenta-se como uma ferramenta valiosa para minimizar prejuízos e gerar economia.