Apresentação

A criação do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG foi proposta à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no dia 29/05/2018. Pouco mais de quatro meses depois, em 05/10/2018, o programa foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC) da CAPES, sem nenhuma restrição no parecer de avaliação, estando assim apto para entrar em funcionamento no Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG.

Localizada na Região Metropolitana de Goiânia, a cidade de Aparecida de Goiânia, que abriga a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, vem se consolidando como um dos polos industriais mais dinâmicos do Estado. Com uma população em torno de 600 mil habitantes, é o segundo município mais populoso de Goiás, perdendo somente para a capital. Especialmente nos últimos oito anos, Aparecida cresceu acima da média nacional, apurando sua vocação para a industrialização e para tornar-se uma cidade universitária. O número de empresas saltou de 6.460, em 2008, para 32.094, em 2016, estimando-se que em 2017 este número tenha chegado a 45.000. A cidade é uma das três mais importantes na geração de emprego e renda do Estado.

O Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG foi criado no dia 02/05/2012, como uma oportunidade de formação profissional e intelectual em uma instituição pública, gratuita e de qualidade, tendo sua aula inaugural no dia 12/08/2014, viabilizando a implantação dos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia, e do mestrado profissional em Administração Pública (PROFIAP), além do mestrado em Engenharia de Produção.

Até 2018, havia 53 cursos de pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Produção no Brasil, seja em nível de mestrado ou doutorado. Destes, apenas dois estão sediados em instituições do Centro-oeste brasileiro, ambos em modalidade acadêmica, sendo um em uma instituição pública, a Regional Catalão da UFG, que em breve se tornará a Universidade Federal de Catalão, e outro numa instituição privada, a PUC-Goiás. Portanto, é notória a pertinência e relevância acerca da estruturação do presente programa de pós-graduação em Engenharia de Produção nesta região.

Com a área de concentração "Gestão Estratégica e Operacional da Produção" e duas linhas de pesquisa – "Gerenciamento de Sistemas Produtivos" e "Tecnologias em Processos e Produtos", o programa pretende que os egressos alcancem habilidades e apliquem conhecimentos da área de Engenharia de Produção nos ambientes acadêmico e empresarial – instituições de ensino e pesquisa, indústrias e empresas de serviços. O programa visa ainda que os futuros mestres possuam habilidades básicas, mas suficientes, em relação a projeto, modelagem, simulação, operação, controle, manutenção e melhoria de sistemas produtivos, e que compreendam a pertinência de conceitos e ferramentas avançadas na resolução de problemas do mundo real. Complementarmente, deve-se considerar a necessidade de conhecimentos especializados em disciplinas essenciais para o uso de ferramentas de gestão e/ou computacional, tais como matemática, estatística, física, ciências de computação, ciências humanas e sociais, entre outros.